As férias escolares são um momento de alegria e diversão para as crianças. No entanto, esse também é um período que requer atenção redobrada dos pais e responsáveis, pois o número de acidentes domésticos envolvendo crianças tende a aumentar. Recentemente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil em Linhares registrou um aumento de cerca de 25% na procura por atendimento de crianças vítimas desses acidentes.
Casos mais comuns de acidentes
Segundo o médico Alan Bettcher, que atende na UPA em Linhares, os casos mais comuns são quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos, ingestão de corpo estranho e intoxicações. “Todos os dias atendemos pelo menos uma dessas situações. Os casos ocorrem de maneira geral, dos 0 aos 14 anos, porém, dentro dessa faixa etária, os pacientes de zero a quatro anos têm maior incidência”, explica Alan.
Quedas: o acidente mais recorrente
Ainda de acordo com o médico, o acidente mais recorrente é a queda. Ele orienta que os pais tomem algumas medidas. “Não é aconselhável brincar e correr de meias dentro de casa. Manter os móveis longe de janelas e cortinas, colocar telas de proteção nas janelas, sacadas e vãos desprotegidos”.
Situações de maior gravidade
Apesar do maior número de casos serem de menor gravidade, o médico relata que existem situações que precisam de internação ou mesmo de remoção para hospitais de outras cidades. É fundamental que os pais estejam sempre atentos e busquem ajuda médica imediata em caso de qualquer acidente.
As férias escolares são um período de diversão e descanso para as crianças, mas também um momento de alerta para os pais. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Portanto, é essencial seguir as orientações do médico e manter um ambiente seguro para as crianças brincarem.
Lembre-se, a segurança de nossas crianças deve ser sempre nossa prioridade. Sejamos todos responsáveis e atentos para garantir um período de férias seguro e feliz para nossos pequenos.