Para muitas pessoas, encontrar uma vaga de emprego pode ser uma tarefa difícil. Desde problemas de adequação do currículo até a falta de conhecimento de como se apresentar ao recrutador, há diversos obstáculos a serem superados. Por isso, é crucial que o primeiro passo para conseguir o emprego desejado seja a candidatura, e que essa apresentação consiga se destacar dos demais concorrentes.
De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, é essencial que o candidato mantenha seu perfil sempre atualizado com todas as formações e experiências profissionais. Com isso em mente, o PandaPé, uma plataforma de recrutamento e seleção, apresenta sete dicas para os candidatos se destacarem nos processos seletivos.
7 Dicas para se Destacar em Processos Seletivos
1. Pesquise sobre a empresa
Antes de qualquer coisa, é fundamental que você conheça a empresa na qual está se candidatando. Isso demonstra interesse e proatividade. Pesquise sobre a cultura da empresa, seus valores, missão e visão. Isso o ajudará a entender se você se encaixa na empresa e como pode contribuir para o seu crescimento. Além disso, entender os produtos ou serviços da empresa e o mercado em que atua pode lhe dar uma vantagem durante a entrevista.
2. Prepare-se para a entrevista
Treine suas respostas para perguntas comuns em entrevistas. Isso o ajudará a responder com confiança durante o processo seletivo. Além disso, prepare perguntas para fazer ao entrevistador. Isso mostra que você está realmente interessado na vaga e na empresa. Lembre-se de que a entrevista é uma via de mão dupla – é tão importante para você avaliar a empresa quanto para a empresa avaliar você.
3. Destaque suas habilidades relevantes
Durante a entrevista, certifique-se de destacar as habilidades que são relevantes para a posição para a qual você está se candidatando. Isso pode incluir habilidades técnicas específicas, bem como habilidades interpessoais, como liderança e trabalho em equipe. Use exemplos concretos de sua experiência anterior para demonstrar essas habilidades.
4. Mostre entusiasmo
Mostrar entusiasmo pela posição e pela empresa pode ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos. Isso mostra ao entrevistador que você está motivado e ansioso para contribuir para a empresa. Seja genuíno em seu entusiasmo e evite parecer desesperado.
5. Faça perguntas
Fazer perguntas mostra que você está engajado e interessado na posição. Isso também lhe dá a oportunidade de descobrir mais sobre a empresa e a posição. As perguntas podem variar desde detalhes sobre a função até a cultura da empresa.
6. Siga as instruções
Preste atenção às instruções dadas durante o processo seletivo. Isso mostra que você é capaz de seguir diretrizes e prestar atenção aos detalhes. Isso é especialmente importante em testes e avaliações durante o processo seletivo.
7. Envie uma nota de agradecimento
Após a entrevista, enviar uma nota de agradecimento pode deixar uma impressão positiva duradoura. Isso mostra ao entrevistador que você aprecia a oportunidade de se candidatar à vaga. A nota de agradecimento pode ser simples, mas deve ser personalizada para a entrevista.