Vila Velha acaba de registrar um marco importante em sua história portuária. O porto canela-verde recebeu seu primeiro navio da classe Panamax, um imponente cargueiro de 230 metros de comprimento e 32 metros de largura, com capacidade para 83 mil toneladas. Este navio, de origem chinesa e chamado “Legendary Diva”, chegou ao Cais de Capuaba, trazendo 33 mil toneladas de fertilizantes para o Terminal de Vila Velha (TVV).
Com uma estrutura preparada para grandes operações, o porto de Vila Velha agora se destaca por atracar navios de grande porte, que são usados para o transporte de grandes volumes, como fertilizantes, para rotas comerciais internacionais. Após o desembarque, o fertilizante será transportado por trem até as principais regiões agrícolas do Brasil.
A operação portuária está conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que transporta fertilizantes para o Centro-Oeste do país e retorna com farelo de soja para exportação. Essa parceria entre porto e ferrovia ajuda a reduzir os custos do transporte e a aumentar a eficiência logística.
Investimentos para Melhorar a Infraestrutura Portuária
Para suportar operações de grande escala como essa, o Terminal de Vila Velha passou por um processo de modernização, com investimentos significativos em infraestrutura e novos equipamentos. Os berços 201 e 202, no Cais de Capuaba, estão equipados para movimentar grandes volumes de cargas, especialmente granéis sólidos como fertilizantes.
O berço 202, por exemplo, usa guindastes móveis de última geração, chamados Mobile Harbor Cranes (MHCs), que podem se mover ao longo do cais para adaptar-se a diferentes tipos de navios e cargas. A operação de carga e descarga está sendo coordenada pela Log-In Logística Integrada, com apoio técnico da consultoria Cronos.
Aumento da Capacidade de Carga
Para melhorar a operação portuária, a VPorts, empresa responsável pelos portos de Vila Velha, Vitória e Barra do Riacho, aumentou a capacidade dos navios que podem atracar no Porto de Capuaba. O limite de porte bruto (DWT) dos navios passou de 70 mil para 83 mil toneladas. Além disso, foi realizada a dragagem do canal de acesso ao porto, garantindo um calado de 12,5 metros, o que permite a chegada de embarcações de maior porte.
Os navios da classe Panamax, como o “Legendary Diva”, são frequentemente usados para transportar granéis sólidos como grãos, minérios e fertilizantes, por sua grande capacidade de carga e por serem compatíveis com as dimensões do Canal do Panamá.
Integração Porto-Ferrovia
A integração entre o porto e a ferrovia tem sido um grande diferencial para Vila Velha, tornando o município um hub logístico estratégico, não só para o Espírito Santo, mas também para o Brasil. A VPorts investiu R$ 150 milhões na revitalização dos ramais ferroviários internos do Porto de Capuaba, permitindo uma conexão mais eficiente com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Com isso, o volume de fertilizantes e farelo de soja transportados no município aumentou consideravelmente.
A expectativa da VPorts é que a movimentação anual desses produtos dobre até 2028, saltando de 7 milhões para 15 milhões de toneladas por ano.
Importância Estratégica para Vila Velha e o Agronegócio Brasileiro
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou a relevância desses investimentos para o fortalecimento do agronegócio no país:
“Esses avanços mostram a força de Vila Velha como uma plataforma logística de destaque. A chegada de navios de maior porte e a integração com a malha ferroviária eficiente garantem mais competitividade ao nosso complexo portuário e colocam nossa cidade no centro do setor de transportes.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, também reforçou a importância dessa operação para o desenvolvimento econômico regional:
“Essa operação consolida Vila Velha como um elo essencial na cadeia de abastecimento do agronegócio nacional. Com os investimentos em infraestrutura, tecnologia e integração logística, nosso complexo portuário está alcançando um novo patamar.”