A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (19) mandados de busca e apreensão em uma casa e em um imóvel rural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, como parte de uma investigação contra a falsificação de dinheiro. A decisão foi expedida pela 1ª Vara Federal.

As apurações começaram após denúncias sobre a atuação de um homem ligado a uma organização criminosa que teria São Mateus como base para a produção de cédulas falsas. Segundo a PF, o dinheiro era usado no chamado “golpe da mala”, modalidade de estelionato em que vítimas são enganadas com supostos pagamentos em valores altos.
Durante o cumprimento dos mandados, o investigado tentou se desfazer de provas, jogando dois celulares pela janela, mas os aparelhos foram recuperados. Além deles, um computador também foi apreendido. Todos os itens serão submetidos a perícia, e a análise deve ajudar os investigadores a identificar eventuais outros envolvidos no esquema.

O nome do suspeito não foi divulgado. Caso seja indiciado, ele poderá responder pelo crime de moeda falsa, que tem pena de até 12 anos de prisão.