Durante o final de semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Polícia Civil (PCES), realizou duas operações integradas do programa Lei Seca, que resultaram na autuação de 155 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. As blitze foram parte das ações do ‘Maio Amarelo’ e do programa Força Pela Vida, com o objetivo de combater a mistura de bebida e direção, que coloca em risco a vida dos motoristas e de todos os que circulam pelas vias.

Na operação de sexta-feira (16) e madrugada de sábado (17), os agentes abordaram 397 veículos na Avenida Dante Michelini, em Vitória, sendo 271 automóveis, 104 motocicletas e 22 veículos de transporte de passageiros (táxis e carros de aplicativo). Durante a ação, 297 testes de alcoolemia foram realizados, dos quais 100 motoristas se recusaram a fazer o teste e dois motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados.
Entre os flagrantes, um homem de 53 anos foi preso por embriaguez ao volante após ser flagrado com 0,53 dg/l de álcool no sangue. Ele foi conduzido à delegacia e autuado conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já um outro motorista, de 50 anos, tentou fugir da blitz, mas acabou se envolvendo em um acidente ao colidir com o veículo sob um viaduto no bairro Jardim Camburi. O motorista recusou atendimento médico e o veículo foi removido para o pátio.
Além disso, 155 autos de infração foram registrados por diversas infrações de trânsito, incluindo dirigir sem habilitação e permitir que alguém sem CNH conduza o veículo.
Na operação realizada na noite de sábado (17) e madrugada de domingo (18), no bairro Vila Palestina, em Cariacica, a fiscalização flagrou mais um motorista alcoolizado e 52 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Ao todo, 203 testes foram realizados em 255 veículos abordados, incluindo 175 automóveis, 50 motocicletas e 30 táxis e carros de aplicativo. Durante essa operação, foram registradas 113 infrações, entre as quais veículos com licenciamento vencido, motoristas sem CNH e infrações relacionadas ao uso de calçados inadequados para dirigir.
“Mais de 150 motoristas estavam colocando em risco a segurança nas vias e foram abordados pelas duas operações. Isso demonstra a importância da atuação integrada entre as forças de segurança no combate à combinação de álcool e direção. Beber e dirigir é um crime de trânsito que coloca todos em perigo e não pode ser tolerado,” afirmou Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES.