Linhares (ES) – O município de Linhares foi reconhecido nacionalmente pelo desempenho exemplar na gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como resultado desse trabalho, a cidade foi uma das 25 selecionadas entre mais de 5,5 mil municípios brasileiros para participar de uma oficina técnica promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília.
A iniciativa é organizada pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD) e ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Casa Civil da Presidência da República.

Boas práticas e indicadores positivos colocam Linhares em evidência
A seleção de Linhares se deve a indicadores que chamaram a atenção do Governo Federal, entre eles:
- Redução no número de famílias unipessoais cadastradas, um desafio atual do sistema;
- Elevado índice de atualizações cadastrais realizadas em domicílio, o que contribui diretamente para a efetividade das políticas públicas.
Essas ações refletem a atuação estratégica e comprometida da gestão local, tornando Linhares uma referência em inclusão e eficiência social no Espírito Santo.
Representação linharense no cenário nacional
O município será representado no evento pela secretária de Assistência Social, Geovana Marinot, e pela coordenadora do CadÚnico em Linhares, Cláudia Valiatti.
“Esse convite representa o reconhecimento do esforço diário de nossa equipe. Estamos honradas em levar as boas práticas de Linhares para um debate nacional”, afirmou Cláudia Valiatti.
Já a secretária Geovana Marinot destacou a importância estratégica do Cadastro Único:
“O CadÚnico é a porta de entrada para diversas políticas sociais. Nosso papel é garantir que cada família em vulnerabilidade esteja devidamente cadastrada e com seus dados atualizados. Essa conquista é fruto de uma equipe técnica engajada e preparada.”
Oficina técnica vai subsidiar novas diretrizes para o CadÚnico
A proposta do encontro é dialogar com gestores municipais que atuam na linha de frente, a fim de coletar experiências concretas que possam subsidiar a formulação de novas diretrizes nacionais voltadas à estratégia de atendimento e atualização cadastral domiciliar.
Com sua experiência consolidada, Linhares contribuirá com sugestões práticas que podem beneficiar outras regiões do país.
Compromisso com a melhoria das políticas públicas sociais
A comitiva linharense embarcou para Brasília nesta quarta-feira (26), levando na bagagem não apenas os números positivos, mas também o compromisso com o aprimoramento contínuo das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
O reconhecimento reforça o papel do município como um modelo de gestão pública social eficiente, humana e conectada às reais necessidades da comunidade.