Hospital Roberto Silvares já captou 63 órgãos para transplantes em 2025

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, alcançou a marca de 63 órgãos captados para transplante em 2025. No domingo (3/08), o hospital realizou a oitava captação múltipla de órgãos do ano, com a retirada de coração, fígado, dois rins e duas córneas. Esses órgãos foram destinados a pacientes que aguardavam transplantes no Espírito Santo.

A captação envolveu a mobilização de diversas equipes, incluindo o Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER), que garantiu a agilidade no transporte do coração e fígado até o Hospital Meridional, em Cariacica. A ação de hoje soma-se a um conjunto de esforços contínuos do HRAS, que se tornou referência na realização de captações no Estado.

Hospital Roberto Silvares já captou 63 órgãos

Transplantes com agilidade e eficiência

O diretor-geral do HRAS, André Fagundes, explicou a importância da rapidez no processo de transplante, especialmente para o coração e o fígado, que devem ser transplantados dentro de quatro horas após a captação.

“Para garantir que os órgãos cheguem aos receptores no prazo máximo, mobilizamos o Notaer, as equipes do SAMU, a Central Estadual de Transplantes e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Todos os envolvidos trabalham para otimizar o tempo e garantir a segurança dos transplantes”, afirmou Fagundes.

Processo de doação

A referência técnica da CIHDOTT do HRAS, Karla Santana Fernandes, detalhou o processo ético envolvido nas captações. Ela explicou que, em conformidade com o protocolo, o nome do doador não é revelado.

“Realizamos todos os exames necessários para identificar a morte encefálica. Se o protocolo for fechado, seguimos com a entrevista familiar e, caso a família autorize, encaminhamos os órgãos aos receptores compatíveis no nível estadual”, explicou Karla.

Estatísticas de captação e transplantes em 2025

Em 2025, o HRAS já realizou oito captações de órgãos, com o seguinte saldo:

  • 07 fígados
  • 16 rins
  • 36 córneas
  • 04 corações

A quinta captação, realizada em 12 de abril, já havia igualado o número total de doações de 2024, evidenciando o desempenho contínuo e crescente do hospital.

A fila de espera por transplantes no Espírito Santo

Conforme os dados mais recentes do Sistema Nacional de Transplantes (05/08), 2.666 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Espírito Santo. A maior demanda está por córneas (1.508 pacientes) e rins (1.105). Além disso, há 46 pacientes à espera de fígado e 7 por coração.

O cadastro técnico estadual com pacientes à espera de rim, fígado e coração conta com 667 (58%) potenciais receptores masculinos e 491 (42%) do sexo feminino. A maior demanda entre os pacientes do sexo masculino está na faixa etária de 50 a 64 anos, enquanto no sexo feminino, a maior concentração ocorre entre 35 e 49 anos, com 195 mulheres aguardando a doação de órgãos.

Importância da conscientização sobre doação de órgãos

O diretor do Hospital Roberto Silvares, André Fagundes, fez um apelo sobre a importância da doação de órgãos, afirmando que muitas pessoas ainda desconhecem o processo e, muitas vezes, isso gera desinformação. Fagundes enfatiza que o processo é feito de maneira ética e humanizada, respeitando as famílias no momento mais doloroso.

Diretor-geral do Hospital Roberto Silvares, André Fagundes
Diretor-geral do Hospital Roberto Silvares, André Fagundes

“É fundamental que as famílias compreendam que a doação de órgãos é um ato de generosidade e amor. Não há intenção de abreviar a vida de um paciente, e sim, de salvar a vida de outros. Realizamos todos os procedimentos de forma ética e transparente, com respeito a cada família e paciente”, afirmou.

A referência técnica Karla Santana Fernandes complementou, destacando que a fila de transplantes está avançando, mas ainda é necessário ampliar a conscientização sobre o tema.

“A doação de órgãos é um processo que pode salvar muitas vidas. Divulgar amplamente a importância da doação é essencial para que mais famílias considerem essa ação durante o momento crítico”, afirmou Karla.

Foto de Redação

Sobre o Autor: Redação

O Lateral 54 há mais de 5 anos levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a população do Norte do Espírito Santo.